segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sebastião Salgado ! " Era grande amigo de José Saramago."


Sebastiao Salgado clicado por José Saramago.
Por Victor
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um fotografo respeito, e reconhecido no  mundo inteiro, era amigo de José Saramago. E  quando Sebastião Salgado, viajava para a França, (Paris), ficava hospedado em sua casa.
“ obs: Saramago sempre foi um militante, um homem de esquerda, comprometido com todas as causas sociais, principalmente de Portugal e do Brasil.”
Respeito
Sebastião Salgado, que trouxe Saramago ao Brasil quando da concepção do livro de fotografias Terra, lamentou a perda de “um amigo que respeitava demais.” Saramago escreveu a introdução do livro Terra: ‘Foi uma ação em conjunto”‘.
Sebastião Salgado declarou-se “abalado” ao tomar conhecimento da morte do escritor. “Ele foi um grande amigo, uma pessoa que eu respeitava demais. Ficava em sua casa quando ia há Paris,senti muito pois, não o via há muito tempo.”
Sem-Terra
O contato entre os dois se consolidou em meados dos anos 90, quando Salgado se decidiu sobre o projeto de fotografar o cotidiano do movimento sem-terra no Brasil, que culminaria com o livro Terra (1997).
Saramago veio ao Brasil para o lançamento de Terra. Além das fotos em preto-e-branco de Salgado, a obra tem textos de José Saramago e música de Chico Buarque.
Àquela época, o fotógrafo brasileiro viajou até Lanzarote, cidade nas Ilhas Canárias onde o escritor português vivia e registrou talvez as melhores fotografias do Autor de Ensaio Sobre a Cegueira.

Nenhum comentário: